Pescado para a Saúde na COP30

A nutricionista e pesquisadora Dra. Jéssica Levy participou da COP30 (30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima – UNFCCC), realizada em Belém (PA), no evento paralelo organizado pelo Conselho Nórdico de Ministros e pela Global Action Network Sustainable Food from Oceans and Inland Waters for Food Security and Nutrition, intitulado “Sistemas Alimentares Aquáticos Sustentáveis: uma abordagem centrada nas pessoas para a saúde planetária e humana”, realizado no dia 11 de novembro.

Sediada pela primeira vez na Amazônia, a COP30 reforçou o papel central dos sistemas alimentares sustentáveis nas discussões globais sobre o clima, em consonância com a Década de Ação pela Nutrição (2016–2030) e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Durante o painel, a Dra. Jéssica destacou a importância da comunicação e da divulgação científica, bem como da educação alimentar e nutricional adaptada a diferentes públicos — especialmente às populações em situação de vulnerabilidade social — ressaltando o papel do pescado nas estratégias de saúde pública, segurança alimentar e sustentabilidade.

O evento reuniu importantes lideranças, entre elas o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias; o ministro do Clima e Meio Ambiente da Noruega, Andreas Bjelland Eriksen; a secretária-geral adjunta do Pacto Global da ONU, Sanda Ojiambo; representantes do Conselho Nórdico de Ministros, como Nina Marika Aagaard; e Bente Torstensen, diretora do Nofima (Noruega). A sessão foi moderada por Anita Utheim Iversen, do Ministério do Comércio, Indústria e Pesca da Noruega e líder da Global Action Network Sustainable Food from Oceans and Inland Waters for Food Security and Nutrition.

A gravação do evento está disponível em:
https://www.foodsfromtheocean.no/2025/10/15/cop30-side-event/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *